O que é filosofia?
Perguntam todos perplexos.
Será um monte de livros,
com discursos desconexos?
Será um bicho difícil?
Que pode nos devorar,
se não formos muito espertos,
para a resposta encontrar?
Na Filosofia, mesmo,
nada deve ser complexos,
podemos fazê-la fácil,
numa lógica com nexo.
Filosofia é uma forma
de perguntar as questões,
que mais aflingem o homem,
que mais nos dão comichões.
É perguntar sobre a vida
querer saber sobre a morte,
é um olhar para o Universo
é um indagar sobre a sorte...
Filosofia faz parte
da vida de cada dia
porque pergunta os porquês
que a nossa razão afia.
Filósofo é qualquer um
que pára à beira da estrada
para pensar sobre as coisas
e ver que não sabe nada.
Filósofo deve ser
quem não quiser vegetar,
passando a vida sem rumo
sem um sentido encontrar.
Portanto filosofemos,
buscando sabedoria,
pois num bom filosofar,
temos mais harmonia.
Queridos alunos, esse poema é muito bom para compreender um pouco sobre o que é a filosofia. Não se preocupem, pois filosofia não é um bicho de sete cabeças, como o próprio texto diz: "Na filosofia, mesmo, / nada deve ser complexo". A busca pelo saber é algo que devemos construir desde novos, mas nada vai acontecer na velocidade da luz.
Estudar, trabalhar, viver, conviver e etc. vai exigir analise, isto é, compreender aquilo que fazemos é dar sentido ao nossos atos. não podemos passar pela vida como repetidores de pensamentos. Temos que ser críticos, e isso só acontece se colocarmos nossa mente para funcionar.
Para deixar um pouco mais claro, vou definir filosofia como sendo o estudo crítico sobre as questões que afligem o ser humano, então vida, morte, amor, ética e etc. vão ser pauta constante nos estudos dos filósofos.
Filosofia é uma palavra de origem grega (Philos = Amigo/amor fraterno; sophia= sabedoria). Filosofia significa, portanto, amor/amizade pela sabedoria. Consecutivamente o Filósofo é aquele que tem amor/amizade com a filosofia.
Tradicionalmente é atribuído a Pitágoras a criação do termo Filosofia. Para Pitágoras, que se definia filósofo, o ser humano não poderia alcançar a sabedoria em sua totalidade, isto era qualidade que apenas os Deuses poderiam alcançar, isto é, só Deus (ou os deuses: muito das explicações filosóficas se ligam com a mitologia) conseguiam a verdade de todas as coisas. Para nós, seres humanos, que quiséssemos ser filósofos era necessário se por em busca da filosofia, sabendo que ela seria inalcançável. Como Pitágoras também era um matemático, que vocês vão ouvir muito nas aulas de matemática, então ele pensava seus questionamentos com o auxilio dos números.
O pensamento de Pitágoras converge ao de Sócrates no que diz respeito a necessidade de sempre estar em busca da sabedoria, com a famosa frase "Só sei que nada sei", Sócrates, deixa claro a condição incessante para tornar o mundo compreensível.
(basta clicar no nome de Pitágoras para baixar um arquivo com mais sobre ele e seu pensamento, se você não tiver o adobe clique AQUI, baixe e instale o programa. Beijos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário